PanEuRitmia

APROFUNDAMENTO EM PANEURITMIA COM ARDELLA NATHANAEL
A PanEuRitmia é uma dança circular sagrada, composta de 28 movimentos, com a finalidade de harmonizar o ser humano consigo mesmo, com a Natureza, com as outras pessoas e, principalmente, com o plano Espiritual e Divino. Ela prepara os que a praticam para o advento de uma nova primavera espiritual.

Foi criada na Bulgária pelo Mestre Espiritual Beinsa Duno, que lá viveu entre 1864 e 1944.

Este encontro visa ampliar e aprofundar o olhar sobre a PanEuRitmia, oferecendo sólido conteúdo prático e teórico para um público cada vez maior.

DE 24 A 26 DE OUTUBRO

24/10, sexta, ÀS 19h.
25/10, sábado, às 07h30.
26/10, domingo, às 07h30.

CONTRIBUIÇÃO:
R$ 250,00
*informe-se sobre as formas de pagamento.

Instituto Dança Viva
contato@dancaviva.com.br
(19) 992109195—Helena.
Holambra/SP

Paneuritimia Folder 4

Dança Circular na Educação

Workshop com Carlão!

Família Rodrigues, família Cooperação (Regina, Elisa, Lais e Carlão) visitaram a família do IDV!
Foi um encontro feliz! Harmonioso.

Carlão deixa todos a vontade. Faz a gente sentir-se capaz. Traz questionamentos do convívio social onde temos a certeza que a dança é uma ferramenta maravilhosa para ser trabalhada em escolas e tantos outros lugares.
Escolha das músicas e coreografias são muito boas! Tem simplicidade com maestria. Bom gosto. Criatividade! Tudo o que as crianças e adolescentes precisam!

Faz uma dobradinha feliz com a filha Elisa no quesito focalizar as danças. Lais é a DJ. Dança Lindamente também. Regina, sua doce esposa, de olho em tudo dá as dicas de detalhes que são esquecidos pela “alegria” que o Carlão fica em uma roda!

Com lenços, com bolas, risadas… tudo fluiu com alegria!
Parecia mesmo um encontro de família!!

Muitas pessoas vieram. De várias cidades. Uberaba e Uberlândia presente. Porto Alegre!! Jundiaí, São Paulo. Entre as pessoas que já são de casa!! Tambaú, Casa Branca, Itobi, Cosmópolis, Artur Nogueira, e claro, Holambra.
Até a Sonia Lima veio dar um abraço!!

Agradecemos muito a confiança e presença de todos! E agradecemos o Carlão ter oferecido este wk para o IDV!!

Gratidão!!

Encontro de Focalizadores – Julho/14

Encontro de Focalizadores - JULHO/14

Nosso encontro de focalizadores, sábado dia 12 de julho foi uma bela re união. Um grupo pequeno muito comprometido com a possibilidade de se organizar ao redor de um centro vazio, esse lugar sagrado onde todas as visões podem se encontrar! De certa forma somos guardiãs e guardiões do centro vazio – ele pode ter flores, objetos, poesias ou nada mas o que guardamos é a possibilidade dele incluir todos os olhares!

Depois da derrota vergonhosa do Brasil parece imperativo que cada um de nós melhore naquilo que faz, e participe mais na reconstrução moral e social deste país e a dança tem grande potencial para recuperar nossa auto estima pessoal e nacional; alimentar nossos tons épicos e nos ajudar a cultivar nossas melhores qualidades; especialmente nos ajudar a forjar novos coletivos criativos, responsáveis, autodirigidos! Um treinamento de compromisso e disciplina que o Brasil precisa tanto!

Acho que o grupo está amadurecendo com calma e curiosidade, escutando todas as vozes, cada um compartilhando sua linha de pesquisa e aprimoramento; aprendendo a escutar sem precisar resistir, aderir ou competir; deixar tudo ir cozinhando no caldeirão alquímico do centro vazio e acreditar no processo – juntos vamos descobrir como atualizar nossos talentos e necessidades.

É um processo – vamos por aproximações; escutando todas as vozes, ninguém sabe tudo mas somando vamos mais longe. Acreditando que se voltarmos nossas melhores partes para as melhores partes do outro, algo de valor inestimável pode acontecer que ninguém poderia ter conseguido sozinho. Quando crescemos juntos, ficamos mais confiantes na própria ousadia!

Estamos confirmando procedimentos que são enriquecedores como: dançar e parar para escrever algumas palavras sob a emoção da dança e da musica, incluir a fala que já é parte de uma reflexão de um olhar para dentro. E me agrada muito a sugestão de acrescentar cores às palavras, o que vai rechear ainda mais algumas danças escolhidas conjuntamente para serem repetidas muitas vezes a fim de serem buriladas, polidas, incorporadas, desenhada, e “poemadas”!
Esse seria um portfolio, de Cor Ação!

Manter a dança viva é um imenso caminho de aprimoramento que podemos fazer com uma turma querida e próxima com quem podemos brincar, curar, entender e celebrar com gratidão e carinho.

Se entendermos a dança em toda sua grandeza veremos que ela pode representar um papel importante na educação, na conquista de mestria sobre si mesmo. Faço minhas as palavras de Diana Jordan em seu livro “The Dance as Education” (Oxford University Press, London, 1938. É um livro antigo, pequeno mas precioso!). A autora acredita que “dança” deverá achar seu lugar em cada escola, não meramente como parte de um treinamento físico, mas também como arte. Argumenta que a dança, se propriamente entendida, trará à luz algumas belezas intrínsecas de forma e expressão, e dará àqueles que a estudam não apenas um pouco de sua beleza, mas também alguns trunfos para viver e para o processo individual de desenvolvimento, físico, mental e espiritual.

Entender o todo e as partes é parte vital de nossa existência, e a dança oferece enorme riqueza: imagens, sons, sentimentos, símbolos, percepção do um e do todo em movimento! As palavras de Stephan Harding nos ajudam a entender que “as quantidades nos falam sobre as propriedades das partes, as qualidades nos falam sobre as condições do todo” . O todo é sempre um arranjo do momento baseado na presença autônoma e voluntaria de cada um e o maior desafio é o nosso arranjo nesta etapa evolucionário da consciência coletiva.

TEXTO: “Lucila M. Assumpção”

Encontro de Focalizadores - Julho/14

mandalas

Encontro de Paneuritmia

Aprofundamento em PanEuRitmia com Ardella Nathanael em outubro de 2014
Dia 24/10 – sexta feira – das 19h às 21h
Dia 25/10 – sábado – das 7h30 às 18h
Dia 26/10 – domingo – das 7h30 às 13h
Informe-se sobre preço e forma de pagamento
contato@dancaviva.com.br ou (19) 992109195 com Helena
INSTITUTO DANÇA VIVA
Avenida Rota dos Imigrantes, 605 – Centro – Holambra – SP
(ao lado do Banco Itaú)

Viva a Dança

DANÇAS DE ISRAEL III
Dia 05 de Abril – Focalizadora Elly van der Ven
Horário: das 9:00 às 17:00 horas
Local: Instituto Dança Viva – Holambra – SP
Rota dos Imigrantes, 605 – Centro (ao lado do Banco Itaú)
Investimento R$ 70,00 por pessoa com direito a CD e DVD
Informações e Inscrições: contato@dancaviva.com.br
ou (19) 9.92109195 Helena ou (19)3802-2173 com Elly

Joyce Dijkstra em Holambra

IDV recebe visita de focalizadora holandesa de dança circular
Joyce Dijkstra, radicada na Itália, voltará para workshop ainda este ano
Joyce jan 2014
O Instituto Dança Viva recebeu a visita da focalizadora holandesa de dança circular Joyce Dijkstra no ultimo domingo, dia 26. Joyce, com formação em medicina na Alemanha e Holanda, mora fora de seu país natal há 40 anos, sendo que os últimos 30 foram passados na Itália, terra de seu marido. Inicialmente, ela atuou como médica, mas nos últimos 20 anos tem se dedicado exclusivamente à dança, fazendo um trabalho em que usa a modalidade de Dança Circular como terapia.
Ela, que escolheu uma profissão para cuidar de pessoas, contou que ao invés de “curar através da medicina” passou a “curar através da dança”. Joyce explicou que os muitos anos de aprofundamento, através de estudos e pesquisas, permitiram que ela desenvolvesse e enriquecesse o seu próprio método para conduzir as danças, tornando-as também um instrumento terapêutico.
Ela comenta que muitas pessoas apreciam as danças circulares por viverem uma experiência não verbal. No entanto, Joyce diz acreditar também que as tentativas de interpretar o sentimentos e os estados de espírito evocados através da dança, em um nível racional, podem contribuir para a harmonia e o equilíbrio emocional. Por isso, a dança é uma forma de identificar os sentimentos.
Muitos autores, cita Joyce, escreveram sobre a relação que há entre a doença e a pessoa, considerando-a em sua complexidade. Todos são unânimes em afirmar que o ser humano deve ser visto em sua totalidade, enfatizando que a desarmonia entre “corpo – espírito – alma” desempenha um papel importante na doença e que a mesma deve ser vista como oportunidade de desenvolvimento. Saúde, lembra ela, entre outras palavras quer dizer recuperar o seu “centro”, restaurar o equilíbrio.
Ela afirma que as danças meditativas, danças de cura, podem nos ajudar a recuperar esse equilíbrio.
Joyce publicou um livro sobre dança meditativa que foi lançado na Itália e na Holanda (“Nella danza sei tu. La spiritualità e la cura nelle danze meditative”/“Jij ben de Dans, Sacred Dance Beleven”) e disse esperar que ele seja traduzido também para o português.
A focalizadora holandesa vai voltar ao Brasil provavelmente em novembro para fazer workshops e um deles deverá acontecer em Holambra. O encontro de domingo, que teve a presença de cerca de 10 voluntários do IDV no Espaço Cultural Terra Viva, teve o objetivo de acertar detalhes para o workshop.

Dia com as Cinderelas

Em Vitória , ES tem um grupo de Danças Circulares chamado de CIRANDELAS. Dançam a muitos anos e como em muitos grupos sempre tem algumas que estudam mais, procuram mais e acabam indo em WKs, Encontros e cursos.
A dança tem um uma cola! Quem dança várias vezes juntos acaba tendo uma amizade especial!
Claro que já encontrei a Carminha , Kátia e Thaís em outras rodas.
A Mãe da Thais morra em Araxá! Cidade vizinha (90Km ) de Sacramento. Kátia e Carminha queriam conhecer Araxá e convidaram-me para dançar!
Achei o convite muito especial! Conversando achamos melhor elas conhecerem também Sacramento. E foi lá a Roda de Dança!
Conheceram a Gruta dos Palhares.. e ficaram entusiasmadas com o lugar! Sugeriram fazer lá uma Noite Branca! Claro que eu já havia pensado nisso! Mas um sonho que se sonha juntos pode virar realidade!
Noite com as Cirandelas  10
Na Noite do dia 12 de janeiro, o Triângulo Mineiro dançou em Sacramento. Lucia Testa veio de Uberlândia e Maristela Ramos com 2 amigas de Uberaba.
As duas rodas de Sacramento se uniram e aconteceu uma noite muito alegre, de união e paz.
Carminha focalizou uma dança da Isolda de Brasília, chamada “ Deixa a vida me levar” e Lucia terminou com “ Cada passo que dou” .
Noite com as Cirandelas  8
Pessoalmente fiquei muito feliz e impressionada, novamente com a força de união, de alegria , de cura que a dança tem!
Grata por todos os presentes…
Grata pela vida!
Um abraço circular, Lize de Block
Noite com as Cirandelas  11

Onde dançar?- atualizando as informações

Um dos objetivos do nosso Instituto é “promover rodas de danças e redes de contato”

Para tanto, criamos este artigo mostrando outros locais onde é possível dançar, que manteremos sempre em nosso Blog e na medida do possível sempre atualizado.

Se você possui um grupo de dança ou sabe de alguém que tenha, e quer incluir nesta lista, por favor, entre em contato conosco (contato@dancaviva.com.br) para incluirmos na lista abaixo.

Segue abaixo locais e sites onde é possível dançar:
Holambra
Espaço Cultural Terra Viva- Rua rota dos Imigrantes, 605 Centro
aulas
às segundas as 19:00 (Focalizadora Annie)
às Quartas as 19:15 (focalizadora Marian)
às quintas as 15:30 e as 17:15 (focalizador Petrus)
(contato@dançaviva.com.br)

Artur Nogueira:
Quarta, Danças Circulares, as 19:00 no centro Cultural Ton Jobin de Artur Nogueira, Gratuito, (Focalizadora: Andréa)

Mogi Guaçu:
Roda de Danças em Mogi Guaçu
Terças 20h as 21h
Sábados 8h30 as 10h
Local: Estudio de Dança Andre Sastri – na Rua José Pedrini,42 – Centro Mogi Guaçu
Maria Angélica [mariangelicaurbano@gmail.com]

Campinas:
Instituto Síndrome de Down às quartas feiras às 17:30 (contato@dancaviva.com.br)
Rua: Antonio José Marinho, 430
Barão Geraldo- Focalizadora Elly- Instituto Dança Viva

Roda de Barão Geraldo às 3as-feiras, das 17.30 às 19hs
(Sabiah- canto de encontro e saberes. R Paulo Lanza, 91- na entrada de Barão Geraldo, atrás do posto Esso.)

Roda do Cambuí às 4as-feiras, das 19.30 às 21hs.
(R. dos Alecrins, 234- Salão de Festas- ed Costa do Marfim- Cambuí. Descer a Maria Monteiro até a rua dos Alecrins e virar a direita no semáforo- é o primeiro prédio da rua)

Focalizadora Eugenia:
Segunda feira-19:30h – Valinhos – R.Antonio Fachineli Filho, 15
Terça feira – 20h – Rua Alecrins, 234 – Cambuí -Campinas
Quinta feira – 15h. Rua Coronel Quirino, 1218
Sexta feira – 15:30h – Condominio Vista Alegre – Vinhedo30h

Em Cotia, Grande SP
Quarta Feira as 16:00hs Academia de Dança da Granja Viana – Praça Airton Senna, 75 – Pq. São George- Focalizadora Daiane: daianepazzini@gmail.com

Rio de janeiro: www.dancascircularesrj.com.br/68.html

Locais: Botafogo, Copacabana, Flamengo, Ilha do Governador, laranjeiras, Niterói, Tijuca, barra da Tijuca, Nova Friburgo

São Paulo: www.semeiadanca.com.br

Zona Norte: Rua Voluntários da pátria (2as feiras)
Centro: Praça Dom José gaspar- Bom retiro(3as feiras)
Zona oeste: Rua Arapiraca Vila- madalena (4as feiras)
Zona Sul :Rua Textas- Brooklim (4as e 5as feiras)

informações: semeiadanca@semeiadanca.com.br

Piracicaba
Bairro São Dimas- Na quadra do centro comunitário- segunda as 9:00hs
Bairro Santa Terezinha- no ginásio Santa Terezinha- terça as 7:30
Estação da Paulista- quintas as 9:00
SESC- Domingo as 10:30

Valinhos:
Terça feira – Rua Antonio Fachineli Filho, 15 – Bom Retiro II – Valinhos – das 19h. às 20:30h (Focalizadora- Eugenia)

Americana
Centro de Cultura e Lazer de Americana
aulas terças e quintas, das 19:00 às 20:30- gratuito!

Onde dançar a Dança Circular

Um dos objetivos do nosso Instituto é “promover rodas de danças e redes de contato”

Para tanto, criamos este artigo mostrando outros locais onde é possível dançar, que manteremos sempre em nosso Blog e na medida do possível sempre atualizado.

Se você possui um grupo de dança ou sabe de alguém que tenha, e quer incluir nesta lista, por favor, entre em contato conosco (contato@dancaviva.com.br) para incluirmos na lista abaixo.

Segue abaixo locais e sites onde é possível dançar:
Holambra
Espaço Cultural Terra Viva- Rua rota dos Imigrantes, 605 Centro
aulas
às segundas as 19:00 (Focalizadora Annie)
às Quartas as 19:15 (focalizadora Marian)
às quintas as 15:30 e as 17:15 (focalizador Petrus)
(contato@dançaviva.com.br)

Artur Nogueira:
Terça, Danças Circulares, na escola Montessori, às 19:00, (focalizadora: Elly)
Quarta, Danças Circulares, as 19:00 no centro Cultural Ton Jobin de Artur Nogueira, Gratuito, (Focalizadora: Andréa)

Mogi Guaçu:
Roda de Danças em Mogi Guaçu
Terças 20h as 21h
Sábados 8h30 as 10h
Local: Estudio de Dança Andre Sastri – na Rua José Pedrini,42 – Centro Mogi Guaçu
Maria Angélica [mariangelicaurbano@gmail.com]

Campinas:
Instituto Síndrome de Down às quartas feiras às 17:30 (contato@dancaviva.com.br)
Rua: Antonio José Marinho, 430
Barão Geraldo

Roda de Barão Geraldo às 3as-feiras, das 17.30 às 19hs
(Sabiah- canto de encontro e saberes. R Paulo Lanza, 91- na entrada de Barão Geraldo, atrás do posto Esso.)

Roda do Cambuí às 4as-feiras, das 19.30 às 21hs.
(R. dos Alecrins, 234- Salão de Festas- ed Costa do Marfim- Cambuí. Descer a Maria Monteiro até a rua dos Alecrins e virar a direita no semáforo- é o primeiro prédio da rua) - Focalizadora Elly- Instituto Dança Viva

Focalizadora Eugenia:
Segunda feira – Rua Coronel Quirino, 1218 – Salão do Edifíco Principe Charles – das 19:30h às 21h
Terça feira – Rua Antonio Fachineli Filho, 15 – Bom Retiro II – Valinhos – das 19h. às 20:30h
Quarta feira – Faculdade da Terceira Idade – Liceu Sal. S. José – Barão de Itapura – das 14h às 15h.
Quinta feira – Clube do Condomínio S. Joaquim – Vinhedo – das 19h. às 20:30h
Sexta feira – Rua Jaime de Sequier, 787 – Taquaral – das 15h às 17h – Reinicio em março 2011
Sexta feira – Ecomercado Avisrara – Rua Rei Salomão, 295 – Sousas – das 19h às 20:30h

Rio de janeiro: www.dancascircularesrj.com.br/68.html

Locais: Botafogo, Copacabana, Flamengo, Ilha do Governador, laranjeiras, Niterói, Tijuca, barra da Tijuca, Nova Friburgo

São Paulo: www.semeiadanca.com.br

Zona Norte: Rua Voluntários da pátria (2as feiras)
Centro: Praça Dom José gaspar- Bom retiro(3as feiras)
Zona oeste: Rua Arapiraca Vila- madalena (4as feiras)
Zona Sul :Rua Textas- Brooklim (4as e 5as feiras)

informações: semeiadanca@semeiadanca.com.br

Piracicaba
Bairro São Dimas- Na quadra do centro comunitário- segunda as 9:00hs
Bairro Santa Terezinha- no ginásio Santa Terezinha- terça as 7:30
Estação da Paulista- quintas as 9:00
SESC- Domingo as 10:30

Valinhos
as quintas feiras
No espaço IRIS HOMEOPATIA – Rua Dr. Antonio de Castro Prado, 465
fone: (19) 3871-8018
Horário: 18:30 as 20hs (focalizadora- Malu)

Terça feira – Rua Antonio Fachineli Filho, 15 – Bom Retiro II – Valinhos – das 19h. às 20:30h (Focalizadora- Eugenia)

Jaguariúna
Grupo aberto – mensal
No Parque dos Lagos – Rua Eduardo Tozzi s/n. – Jd. Planalto
TODOS os últimos domingos dos mês
Horário: 8:30 às 10hs

Grupo regular – Quartas-feiras
Espaço MP Eventos – Rua Maranhão cruzamento com a Rua Bazáglia (rox. ao Parq. dos Lagos)
Horário: 17:30hs às 21hs

Americana
Centro de Cultura e Lazer de Americana
aulas terças e quintas, das 19:00 às 20:30- gratuito!

1o módulo do curso:”Dançando os Florais de Bach”

Começamos neste sábado, dia 22 de agosto um curso chamado: “dançando os Florias de Bach”, ministrado pelas Estelas (mãe e filha)!

Este curso já é dado em São Paulo, na Triom a algum tempo, e é a primeira vez que trazemos para Holambra! Foi um pedido de alguns focalizadores da região, que queriam muito fazer este curso, mas não tinham como ir à São Paulo.

O curso fluiu muito bem! a energia estava especial! também não podia ser diferente, com a delicadeza da Estela (filha) e o dom da Estela (mãe) de contar historias… elas foram alinhavando a historia de Bach, e de cada uma das flores, para quem e/ou quando usar cada um dos florais…

Florias de Bach  mod 1 019 II

Foi um curso muito suave, e ao mesmo tempo denso no que diz respeito à profundidade do que lá foi aprendido!

Ocorrerão mais 3 módulos até as danças de cada uma das flores tenham sido aprendidas… estamos ansiosas pelos próximos módulos!

Florias de Bach  mod 1 022  II