PanEuRitmia

APROFUNDAMENTO EM PANEURITMIA COM ARDELLA NATHANAEL
A PanEuRitmia é uma dança circular sagrada, composta de 28 movimentos, com a finalidade de harmonizar o ser humano consigo mesmo, com a Natureza, com as outras pessoas e, principalmente, com o plano Espiritual e Divino. Ela prepara os que a praticam para o advento de uma nova primavera espiritual.

Foi criada na Bulgária pelo Mestre Espiritual Beinsa Duno, que lá viveu entre 1864 e 1944.

Este encontro visa ampliar e aprofundar o olhar sobre a PanEuRitmia, oferecendo sólido conteúdo prático e teórico para um público cada vez maior.

DE 24 A 26 DE OUTUBRO

24/10, sexta, ÀS 19h.
25/10, sábado, às 07h30.
26/10, domingo, às 07h30.

CONTRIBUIÇÃO:
R$ 250,00
*informe-se sobre as formas de pagamento.

Instituto Dança Viva
contato@dancaviva.com.br
(19) 992109195—Helena.
Holambra/SP

Paneuritimia Folder 4

Dança Circular na Educação

Workshop com Carlão!

Família Rodrigues, família Cooperação (Regina, Elisa, Lais e Carlão) visitaram a família do IDV!
Foi um encontro feliz! Harmonioso.

Carlão deixa todos a vontade. Faz a gente sentir-se capaz. Traz questionamentos do convívio social onde temos a certeza que a dança é uma ferramenta maravilhosa para ser trabalhada em escolas e tantos outros lugares.
Escolha das músicas e coreografias são muito boas! Tem simplicidade com maestria. Bom gosto. Criatividade! Tudo o que as crianças e adolescentes precisam!

Faz uma dobradinha feliz com a filha Elisa no quesito focalizar as danças. Lais é a DJ. Dança Lindamente também. Regina, sua doce esposa, de olho em tudo dá as dicas de detalhes que são esquecidos pela “alegria” que o Carlão fica em uma roda!

Com lenços, com bolas, risadas… tudo fluiu com alegria!
Parecia mesmo um encontro de família!!

Muitas pessoas vieram. De várias cidades. Uberaba e Uberlândia presente. Porto Alegre!! Jundiaí, São Paulo. Entre as pessoas que já são de casa!! Tambaú, Casa Branca, Itobi, Cosmópolis, Artur Nogueira, e claro, Holambra.
Até a Sonia Lima veio dar um abraço!!

Agradecemos muito a confiança e presença de todos! E agradecemos o Carlão ter oferecido este wk para o IDV!!

Gratidão!!

Encontro de Focalizadores – Julho/14

Encontro de Focalizadores - JULHO/14

Nosso encontro de focalizadores, sábado dia 12 de julho foi uma bela re união. Um grupo pequeno muito comprometido com a possibilidade de se organizar ao redor de um centro vazio, esse lugar sagrado onde todas as visões podem se encontrar! De certa forma somos guardiãs e guardiões do centro vazio – ele pode ter flores, objetos, poesias ou nada mas o que guardamos é a possibilidade dele incluir todos os olhares!

Depois da derrota vergonhosa do Brasil parece imperativo que cada um de nós melhore naquilo que faz, e participe mais na reconstrução moral e social deste país e a dança tem grande potencial para recuperar nossa auto estima pessoal e nacional; alimentar nossos tons épicos e nos ajudar a cultivar nossas melhores qualidades; especialmente nos ajudar a forjar novos coletivos criativos, responsáveis, autodirigidos! Um treinamento de compromisso e disciplina que o Brasil precisa tanto!

Acho que o grupo está amadurecendo com calma e curiosidade, escutando todas as vozes, cada um compartilhando sua linha de pesquisa e aprimoramento; aprendendo a escutar sem precisar resistir, aderir ou competir; deixar tudo ir cozinhando no caldeirão alquímico do centro vazio e acreditar no processo – juntos vamos descobrir como atualizar nossos talentos e necessidades.

É um processo – vamos por aproximações; escutando todas as vozes, ninguém sabe tudo mas somando vamos mais longe. Acreditando que se voltarmos nossas melhores partes para as melhores partes do outro, algo de valor inestimável pode acontecer que ninguém poderia ter conseguido sozinho. Quando crescemos juntos, ficamos mais confiantes na própria ousadia!

Estamos confirmando procedimentos que são enriquecedores como: dançar e parar para escrever algumas palavras sob a emoção da dança e da musica, incluir a fala que já é parte de uma reflexão de um olhar para dentro. E me agrada muito a sugestão de acrescentar cores às palavras, o que vai rechear ainda mais algumas danças escolhidas conjuntamente para serem repetidas muitas vezes a fim de serem buriladas, polidas, incorporadas, desenhada, e “poemadas”!
Esse seria um portfolio, de Cor Ação!

Manter a dança viva é um imenso caminho de aprimoramento que podemos fazer com uma turma querida e próxima com quem podemos brincar, curar, entender e celebrar com gratidão e carinho.

Se entendermos a dança em toda sua grandeza veremos que ela pode representar um papel importante na educação, na conquista de mestria sobre si mesmo. Faço minhas as palavras de Diana Jordan em seu livro “The Dance as Education” (Oxford University Press, London, 1938. É um livro antigo, pequeno mas precioso!). A autora acredita que “dança” deverá achar seu lugar em cada escola, não meramente como parte de um treinamento físico, mas também como arte. Argumenta que a dança, se propriamente entendida, trará à luz algumas belezas intrínsecas de forma e expressão, e dará àqueles que a estudam não apenas um pouco de sua beleza, mas também alguns trunfos para viver e para o processo individual de desenvolvimento, físico, mental e espiritual.

Entender o todo e as partes é parte vital de nossa existência, e a dança oferece enorme riqueza: imagens, sons, sentimentos, símbolos, percepção do um e do todo em movimento! As palavras de Stephan Harding nos ajudam a entender que “as quantidades nos falam sobre as propriedades das partes, as qualidades nos falam sobre as condições do todo” . O todo é sempre um arranjo do momento baseado na presença autônoma e voluntaria de cada um e o maior desafio é o nosso arranjo nesta etapa evolucionário da consciência coletiva.

TEXTO: “Lucila M. Assumpção”

Encontro de Focalizadores - Julho/14

mandalas

Encontro de Paneuritmia

Aprofundamento em PanEuRitmia com Ardella Nathanael em outubro de 2014
Dia 24/10 – sexta feira – das 19h às 21h
Dia 25/10 – sábado – das 7h30 às 18h
Dia 26/10 – domingo – das 7h30 às 13h
Informe-se sobre preço e forma de pagamento
contato@dancaviva.com.br ou (19) 992109195 com Helena
INSTITUTO DANÇA VIVA
Avenida Rota dos Imigrantes, 605 – Centro – Holambra – SP
(ao lado do Banco Itaú)

Viva a Dança

DANÇAS DE ISRAEL III
Dia 05 de Abril – Focalizadora Elly van der Ven
Horário: das 9:00 às 17:00 horas
Local: Instituto Dança Viva – Holambra – SP
Rota dos Imigrantes, 605 – Centro (ao lado do Banco Itaú)
Investimento R$ 70,00 por pessoa com direito a CD e DVD
Informações e Inscrições: contato@dancaviva.com.br
ou (19) 9.92109195 Helena ou (19)3802-2173 com Elly

Dia com as Cinderelas

Em Vitória , ES tem um grupo de Danças Circulares chamado de CIRANDELAS. Dançam a muitos anos e como em muitos grupos sempre tem algumas que estudam mais, procuram mais e acabam indo em WKs, Encontros e cursos.
A dança tem um uma cola! Quem dança várias vezes juntos acaba tendo uma amizade especial!
Claro que já encontrei a Carminha , Kátia e Thaís em outras rodas.
A Mãe da Thais morra em Araxá! Cidade vizinha (90Km ) de Sacramento. Kátia e Carminha queriam conhecer Araxá e convidaram-me para dançar!
Achei o convite muito especial! Conversando achamos melhor elas conhecerem também Sacramento. E foi lá a Roda de Dança!
Conheceram a Gruta dos Palhares.. e ficaram entusiasmadas com o lugar! Sugeriram fazer lá uma Noite Branca! Claro que eu já havia pensado nisso! Mas um sonho que se sonha juntos pode virar realidade!
Noite com as Cirandelas  10
Na Noite do dia 12 de janeiro, o Triângulo Mineiro dançou em Sacramento. Lucia Testa veio de Uberlândia e Maristela Ramos com 2 amigas de Uberaba.
As duas rodas de Sacramento se uniram e aconteceu uma noite muito alegre, de união e paz.
Carminha focalizou uma dança da Isolda de Brasília, chamada “ Deixa a vida me levar” e Lucia terminou com “ Cada passo que dou” .
Noite com as Cirandelas  8
Pessoalmente fiquei muito feliz e impressionada, novamente com a força de união, de alegria , de cura que a dança tem!
Grata por todos os presentes…
Grata pela vida!
Um abraço circular, Lize de Block
Noite com as Cirandelas  11

1o módulo do curso:”Dançando os Florais de Bach”

Começamos neste sábado, dia 22 de agosto um curso chamado: “dançando os Florias de Bach”, ministrado pelas Estelas (mãe e filha)!

Este curso já é dado em São Paulo, na Triom a algum tempo, e é a primeira vez que trazemos para Holambra! Foi um pedido de alguns focalizadores da região, que queriam muito fazer este curso, mas não tinham como ir à São Paulo.

O curso fluiu muito bem! a energia estava especial! também não podia ser diferente, com a delicadeza da Estela (filha) e o dom da Estela (mãe) de contar historias… elas foram alinhavando a historia de Bach, e de cada uma das flores, para quem e/ou quando usar cada um dos florais…

Florias de Bach  mod 1 019 II

Foi um curso muito suave, e ao mesmo tempo denso no que diz respeito à profundidade do que lá foi aprendido!

Ocorrerão mais 3 módulos até as danças de cada uma das flores tenham sido aprendidas… estamos ansiosas pelos próximos módulos!

Florias de Bach  mod 1 022  II

Um projeto prá lá de bonito!

Já conhecíamos o Carlão desde outros Encontros Brasileiros de Danças Circulares Sagradas. Ele inclusive já havia falado sobre o projeto que ele desenvolve em Bebedouro, chamado: “cooperativismo nas escolas”
Onde ele ensina danças circulares alunos de escolas públicas de lá, com ajuda de outros professores de Educação física. Este projeto leva alguns meses de ensaios, e no final, todos os alunos se juntam em um local, normalmente um campo de futebol, para dançarem todos juntos. Neste dia, juntam mais de 500 alunos de manha e outros 500 a tarde para juntos dançarem. Neste projeto também é trabalhado com estes jovens a cooperação e a não competição, entre outras praticas saudáveis para estes jovens.

Acontece que no encontro Brasileiro deste ano, surgiu a conversa de nós apoiarmos este projeto, por que tem tudo a ver com a nossa missão, e juntaria também a vasta experiência do Petrus em Danças com Jovens. Nunca duvidamos da capacidade do Carlão, pelo contrário, sentiamos ali uma grande pessoa, lutando com todas as forças para construir uma sociedade melhor, e isso queriamos apoiar!

O Carlão, suas filhas e esposa vieram um dia para cá, nós nos juntamos e ensinamos muitas danças para eles. Estas danças eles levaram para Bebedouro, e lá ensinaram algumas neste projeto.
O ponto alto deste projeto aconteceu agora em agosto, onde juntaram então todos os alunos para dançar em conjunto.

Esta semana vimos fotos e alguns vídeos deste dia! que alegria ver tantos jovens dançando junto! e achamos que um projeto assim não pode ficar “escondido”em Bebedouro! por isso aqui vai um link para vocês verem um pedacinho de uma das músicas dançadas por estas crianças!

vejam o vídeo: The tennesse wig walk

Ao Carlão e equipe, nossos parabéns! os mais sinceros parabéns e o desejo que ele continue com este projeto maravilhoso!

II baile Circular- 8 de março de 2008

No dia 8 de março tivemos o nosso segundo baile circular!

E novamente o numero de participantes superou a nossa expectativa, com mais de 200 pessoas dançando no salão!
E como é bonito de ver as mais diferentes pessoas se unirem em torno de um centro e dançar por uma noite inteira, neste baile pudemos ver desde jovens entusiastas até pessoas idosas com uma animação surpreendente para dançar!

Inicio do baile

O centro foi novamente feito em conjunto: na entrada do salão todos puderam escolher uma flor (muitos também trouxeram suas próprias flores do jardim), e na primeira dança todos dançaram com esta flor e após encerrada a dança todos colocaram a sua flor no centro, formando um lindo e perfumado arranjo.

Centro

Todos dançando no Baile

Este ano tivemos a honra de recebermos visitantes de várias cidades como São Paulo, Espírito Santo do Pinhal, Campinas, Pindaminhangada, Itobi, Sumaré, entre outros.Também tivemos visitantes ilustres: Nadir Mercedes, Claudio Delfini e sua esposa Solange, Bruno Perel e Maurícia! (além de outros) que no dia seguinte vieram em nossa casa para um café!

um café

Claudio e Petrus

Bruno, Nadir, Lize, Simon, e Ana

O primeiro módulo do nosso primeiro curso de formação

Nos dias 15 e 16 de Fevereiro demos inicio ao nosso curso de formação. Neste primeiro módulo focamos o que é sagrado, e as fases da vida. E é claro muita dança!

Olha o belo centro que montamos, com base no tema do módulo:
centro

Num primeiro encontro, há sempre uma grande expectativa, tanto dos que estão oferecendo quanto dos que estão vindo participar, é aquele friozinho na barriga, que é bom! nos faz buscar fazer o melhor. Mas ao final deste primeiro módulo saímos com um sentimento bom! De que ao menos este encontro foi frutífero! e que estamos no caminho certo!
curso de formação

O grupo que participou foi de 28 pessoas! porém mais que um numero de pessoas, o belo era sentir a qualidade das pessoas ali presentes!

curso de formacao

As pessoas que estão fazendo parte deste curso de formação tem diferentes experiências de vida, e de dança, porém o conjunto mostrou mais uma vez que nada ocorre por acaso!

curso de formação

aguardem mais notícias do nosso curso de formação!