Nosso 1o curso de formação chega ao final!!

Encerramos no sábado 16/08 o 1o curso de formação de focalizadores de danças circulares sagradas do Instituto Dança Viva!
Depois de 5 módulos de muito conteúdo, no 6o módulo cada um dos 28 participantes focalizou uma dança de sua escolha como avaliação.
O clima estava muito bom, muita alegria e união. Ao fim de cada dança, todos se parabenizavam!
Nós ficamos muito surpresos com a qualidade da focalização de cada um!
O 6o módulo se encerrou com a entrega dos certificados e uma festinha!

Segue abaixo alguns depoimentos dos participantes a respeito a respeito:
“este curso de formação foi ótimo e como mensagem , eu acho que ela possibilita e ajuda a facilitar a dar qualidade de vida em qualquer faixa etária . Ela , a dança, é benéfica em todos os aspectos : física, mental ,emocional resultando DAR QUALIDADE DE VIDA.
Arte em forma de movimentos , junto com harmonia , ritmo melódicos e prazer”

Annie

No período de fevereiro a agosto de 2008 foi realizado o curso de formação de Dança Circular Sagrada.
Dessa convivência coletiva que a Dança Circular nos possibilitou, deu origem a sensações e questionamentos naturais.
– É possível se tornar focalizadora de Dança Circular?
O curso em andamento nos mostra que passo a passo é possível despertar, pôr em movimento o corpo e seu pulsar, seu senso de harmonia, ritmo, beleza, alegria e dá a sensação de nos reencontrarmos, provocando efeitos na alma.
A assimilação dessas Danças se deu por intermédio dos mais variados temas, tais como; “Deus, Deusa, Céu e Terra, Lua, Sol, Estrela, entre Rios e Mares até Nobre Pérola, Rosa, Roseta, Flores, Florais, até Dente-de-Leão, Castelos e Montanhas, o Sagrado dos Povos, Trabalho e Celebração…, oriundas de Cosnay a Pirinópolis; do Choro ao Fado”, dentre tantos outros ritmos.
Como numa dança coral o grupo se harmonizava lembrando de nós próprios como ponto de partida as mãos se tocavam parcialmente e os passos eram oscilantes, à medida que o grupo anelava luz nos uníamos como fonte de água viva virando dínamo e dinamizador de energia.
Houve momentos de expansão individual e de grupo, de consciência dos movimentos, dos silêncios, dos olhares, dos momentos de influenciar e de ser influenciado, de conduzir e ser conduzido, e por toda cumplicidade das Danças Circulares comungadas tornar beleza única para cada um e para o conjunto do grupo.
A Dança Circular como um ofício sagrado torna um caminho possível de ser buscado individualmente e por todo o conjunto de grupo que pode vir a se tornar aquilo o que deve ser segundo a consciência individual de cada um.
A Dança Circular cria novos sentidos nos remetendo aos movimentos cíclicos internos e externos, micro e macro cósmicos, como os “Perpetual Motion”, resgatando a lembrança de nossa eternidade.
Quando indivíduo e grupo se harmonizam na Dança Circular, ela se torna sagrada na alegria, na paz, na amorosidade e na compaixão, em conhecimento e em luz compartilhada e irradiada.
Piracicaba, 24 de agosto de 2008
Grata e abraços a todos do Instituto Dança Viva;

Denise Paiva

O Io. Curso de Formação em Danças Circulares de 2008 do Instituto Dança Viva nos levou a uma viagem ao redor do mundo, pelos diferentes povos……..mas, mais do que isso, nos levou a vivenciar posturas e maneiras diferentes de se relacionar com o próprio corpo e com os ritmos. E, mais forte ainda, foi a viagem interior que fizemos, descobrindo nossas próprias reações, manifestações de alegria, dificuldades…que às vezes não imaginávamos ter…olhar as diferenças que havia no grupo, nas diferentes expressões dos movimentos de maneira carinhosa e compreensiva.
O que nos manteve ligados o tempo todo foi certamente o interesse pela dança, a música, mas também o carinho e a atenção com que os integrantes de Instituto Dança Viva – docentes e organização – deram sempre a TODOS e que ajudou a manter a unidade e a harmonia durante todos os módulos !! O meu muito obrigada.

Paula Mourão

Instituto Dança Viva

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>